Junturas
Introdução 2
1-Conceito de Juntura 3
2-Junturas Fibrosas 4
2.1-Sindesmose 4
2.2-Sutura 4
2.3-Gonfose 5
3-Juntura Cartilaginosa 6
3.1-Sincondrose 6
3.2- Sínfise 6
4-Junturas Sinoviais 7
4.1-Tipos de Junturas Sinoviais 7
4.3-Movimento da Juntura Sinovial 9
4.4- Elementos Constantes e Inconstantes da Juntura Sinovial 9
4.4.1-Estrutura e função 9
4.4.2-Membrana sinovial e liquido sinovial 10
4.4.3-Cartilagem Articular 10
Conclusão 11
Referencias 12
Introdução
A anatomia é a ciência que estuda de forma macroscopicamente e microscopicamente as estruturas que compõe o nosso corpo como um todo.
Esta pesquisa visa de modo compreensivo descrever dados fundamentais para o conhecimento dos ossos que se unem uns aos outros denominados junturas, para assim a formação do esqueleto humano.
Entendendo seu conceito, a sua classificação de acordo com a mobilidade e estruturas, sendo elas junturas fibrosas, junturas cartilaginosas e junturas sinoviais. E também suas principais características. Assim buscando através do processo de aquisição cognitiva uma concepção elevada sobre questões relacionadas as classificações das junturas..
1-Conceito de Juntura
Juntura, na linguagem cotidiana significa quando determinas “coisas” permanecem juntas. E na linguagem anatômica uma juntura pode ser descrita como a “conexão existente entre quaisquer partes rígidas componentes do esqueleto, sejam elas ossos ou cartilagens”. A palavra articulação tem o mesmo significado que juntura e é de origem latina (palavra: articulo), nomes tais como artrologia, que significa estudo das junturas e artrite que significa inflamações das junturas, que tem como origem grega (palavra: arthron).
As junturas variam muito em estrutura e disposição, sendo, frequentemente, especializadas para desempenhar determinadas funções. Não obstante, as junturas possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum. Pode- se classifica-las por seus aspectos mais característicos em