Junturas
Equipe:
Limoeiro do Norte-Ce, Maio de 2012
JUNTURAS:CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de Anatomia Humana no curso de Nutrição.
Professor: Thiago Gadelha
Limoeiro do Norte- Ce, Maio de 2012
Introdução:
As junturas são de fundamental importância para o funcionamento do corpo, proporcionando na maioria dos casos, movimentos limitados, amplos ou até mesmo só para ocorrer o impedimento de contato entre os ossos. As mesmas são classificadas em: fibrosas (Sinartroses), cartilaginosas (Anfiartroses) e Sinoviais (Diartroses).
Neste trabalho aprenderemos um pouco mais sobre o conceito e a classificação dos tipos de junturas, trazendo alguns exemplos e figuras que possibilitem uma melhor compreensão do assunto.
O trabalho será ainda apresentado aos demais colegas em forma de seminário, levando aos mesmos os nossos conhecimentos adquiridos durante a pesquisa.
Conceito e Classificação:
Os ossos unem-se uns aos outros para constituir um esqueleto. Esta união não tem a finalidade exclusiva de colocar os ossos em contato, mas também a de permitir mobilidade. Por outro lado, como esta união não se faz da mesma maneira entre todos os ossos, a maior ou menor possibilidade de movimento varia com o tipo de união. Junturas ou articulações são termos utilizados para designar a conexão existente entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, quer sejam ossos, quer cartilagens. ( Dangelo e Fattini, 2005, p.31).
As junturas podem ser classificadas levando-se em conta aspectos estruturais e funcionais que elas possuem em comum. O tipo de tecido e a amplitude do movimento que elas proporcionam ao corpo, também facilitam sua classificação. Têm-se então,