Relat Rio De Quimica 1
Determinação do coeficiente de partição do ácido salicílico em água e álcool amílico
Carollina Marques
Cristian Westphal
Canoas, Abril de 2015.
Experimento: Determinação do coeficiente de partição do ácido salicílico em água e álcool amílico
Essa grandeza informa tendência de soluto distribuir-se entre fases liquidas. A extração é um processo de separação de compostos que consiste em transferir uma substância da fase na qual se encontra (dissolvida ou em suspensão) para outra fase líquida. Quando um soluto "A", contido no solvente 1, é agitado com um segundo solvente 2, imisturável com o primeiro, o soluto se distribui entre as duas fases líquidas. Após a separação das fases, estabelece-se uma situação de equilíbrio em que a relação das concentrações do soluto nas duas fases é uma constante K (coeficiente de partição).
Materiais
béquer de 250 mL funil de separação de 250 mL erlenmeyer 250 mL pipeta graduada de 10 mL pera de sucção proveta de 100 mL suporte Universal com garra bureta de 50 mL barra magnética agitador Reagentes
ácido salicílico água destilada solução de NaOH 0,02M e 0,002M álcool amílico solução fenolftaleína
Foi pesado 0,5 g de ácido salicílico em um béquer de 250 mL, logo após foi adicionado
50mL de água destilada e 50 mL de álcool amílico. A mistura foi colocada em um agitador durante 10 min, e depois transferida paraum funil de separação de 250 mL.
Esperamos até que as duas fases se separassem, logo após recolhemos a fase aquosa
(inferior) e a fase orgânica (superior) em dois erlenmeyer adequadamente identificados.
Foi retirado 10 mL da fase aquosa e transferida para um novo erlenmeyer de 250mL, em seguida para titular foi montada uma estrutura de forma que a pipeta graduada de 10 mL ficasse fixa ao suporte universal e adicionou-se uma solução de NaOH 0,002 M, utilizando solução de fenolftaleína (cinco gotas) no erlenmeyer como indicador. Foi repetida a operação com uma nova aliquota aquosa de 10 mL.