RELAT RIO 1 QUIMICA
Pratica: Medição de Volume, Densidade e Pesagem
1. INTRODUÇÃO
Com o objetivo de familiarização, este relatório descreverá as atividades desenvolvidas com vidrarias e equipamentos de laboratório.
A prática realizada de Medição de Volume e Pesagem foi desenvolvida no laboratório de química no dia 31 de agosto de 2011.
2. OBJETIVO
Esta pratica teve como objetivo apresentar os equipamentos e vidrarias encontradas em um laboratório para que familiarizemo-nos com estes materiais.
3. MATERIAL E MÉTODOS
Material utilizado por equipe:
1 béquer de 100 mL;
1 erlenmeyer de 250 mL;
1 proveta de 100 mL;
1 pipeta volumétrica de 10 mL e 1 graduada de 10 mL;
1 bico de Bunsen;
1 pinça metálica;
1 balão volumétrico de 100 mL;
1 funil de haste curta;
1 espátula;
4 copos plásticos de café.
Material de uso comum:
Grãos de soja;
Balança semi-analítica.
Balança analítica.
4. ESULTADOS E DISCUSSÃO
Medição de volume:
Verificamos que após adicionarmos o liquido, volume de 100 mL, na proveta e, transferido para o béquer, o resultado lido foi de 100 mL, já descontando a tolerância de 5%.
Realizamos nova medida, utilizando-se de uma proveta para um erlenmeyer, confirmando o mesmo valor. Transferindo do erlenmeyer para um balão volumétrico, o valor mensurado não conferiu, apresentando um valor menor que 100 mL.
Já quando foi utilizado uma pipeta graduada, transferindo-se um volume de 50 mL (5x10 mL) para um béquer, o resultado observado foi diferente de 50 mL. Utilizando-se de outra pipeta, porém agora volumétrica, os resultados lidos no béquer foram diferentes.
Medição de massa:
Foi pesado em uma balança semi-analítica um copinho de café como recipiente dos grãos de soja, obtivemos um valor de 0,51g.
Tarando a balança com esse recipiente e, adicionando os 10 grãos da amostra o resultado apresentado foi de 1,71 gramas, cerca de 0,171 gramas por grão.
Foi pesado em uma balança analítica um copinho de café como recipiente dos grãos