Relat Rio Quimica Geral 1
De
Química geral
Turma : ENC141DN
Profª: Elisangela Nogueira
Alunos: Alexandre Campos Rodrigues Carlos Alberto dos Santos Dayan da Silva Vieira Felipe Neves de Lima Michael Douglas Marques Wellerson Garniel Ramos Miriquadro da Silva
Várzea Grande - MT
17/05/2015
1. SEPARAÇÃO DE FASES LIQUIDAS POR ADIÇAO DE UM SOLUTO
Introdução
Separação de fases é a conversão de um sistema de fase única para um sistema multi - fase, especialmente definido para a separação de uma solução líquida em dois líquidos imiscíveis.
A separação de fases ocorre quando um sistema binário é arrefecido desde o seu estado homogêneo estável de uma fase para uma região de duas fases do seu diagrama de fases. A separação espontânea de dois líquidos imiscíveis é por vezes referida como decomposição espinodal, onde cada fase tende a separar-se em componentes puros. A separação de misturas é muito importante, pois para obtermos resultados mais corretos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possível. Para isso, utiliza-se vários métodos de separação, que vão desde a "catação" até complicada "destilação fracionada".
É uma questão importante nas misturas de combustíveis como gasolina-etanol, gasolina-biodiesel e diesel-biodiesel e na produção de biodiesel.
Forças Intermoleculares
Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar).
Moléculas Polares
Na ligação covalente entre dois átomos, os elétrons compartilhados são atraídos simultaneamente pelos dois núcleos atômicos. Quando a molécula for diatômica, formada por átomos do mesmo elemento químico, ou seja, com a mesma eletronegatividade, eles irão atrair os elétrons envolvidos na ligação com a mesma