PROJETO INTEGRADOR 2 TRABALHO
SILVA, Juliana Cristina Jiré
ORIENTADOR: CAMELO, William Lopes
PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS EMPRESAS MODERNAS
A governança corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como a empresa deve ser dirigida, administrada ou controlada, com o intuito de garantir a ela confiabilidade perante os acionistas, a partir da adoção de mecanismos mais eficientes, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que a empresa esteja sempre alinhada com os interesses dos stakeholders (clientes, fornecedores, acionistas, colaboradores e a comunidade em geral).
Etimologicamente, a palavra governança está relacionada a governo; assim, governança corporativa refere-se ao sistema pelo qual os órgãos e os poderes são organizados dentro de uma empresa (corporation). (SILVA, p.3, 2006)
A governança corporativa está ligada aos mecanismos que governam o processo decisório em uma empresa, uma vez que exige pensar em como melhor organizar o processo decisório nas empresas, tanto pela perspectiva política de votar quanto pelo ângulo do direito administrativo de gerir. Este é o assunto que está deixando de ser desconhecido pela sociedade, tornando-se elemento crucial no desenvolvimento das organizações.
De acordo com Silva (2006), o ponto comum entre todas as definições sobre governança corporativa permite-nos descrever que corresponde ao conjunto de princípios e práticas que procura minimizar os potenciais conflitos de interesse entre os deferentes agentes da organização com o objetivo de reduzir o custo de capital e aumentar tanto o valor da empresa quanto o retorno aos seus acionistas. As práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.
A premissa para a adoção de adequadas práticas de Governança