relatorio bioquimica
Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
Disciplina de Bioquímica
Experimentos: Proteínas e Enzimas
Alunas:
Amanda Cândida Nunes
Maíla Dias
Experimento: Proteína
Reação de Biureto
1. Introdução
O Biureto é um reagente analítico, composto de Hidróxido de Sódio (NaOH 2,5N) e sulfato de cobre 1% (CuSO4). A reação do Biureto é detectar a presença de ligações peptídicas, dando positiva para proteínas e peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos. A reação é também positiva para substâncias que contêm 2 carbonilas
(-CONH2) ligadas diretamente ou através de um único átomo de carbono ou nitrogênio. Os compostos com duas ou mais ligações peptídicas atingem uma coloração violeta quando submetidos a uma solução diluída de sulfato de cobre em meio alcalino. A intensidade da cor varia com a concentração de proteínas.
Uma ligação peptídica ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxilo de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, liberando uma molécula de água (H2O). Isto é uma reação de síntese por desidratação que ocorre entre moléculas de aminoácidos.
Dependendo da complexidade da proteína ou do peptídeo em questão, a cor do produto de reação a presença do Biureto varia substancialmente: proteínas dão coloração violeta, peptídeos dão coloração rosa.
Para que a reação ao Biureto seja positiva há necessidade da presença de pelo menos duas ligações peptídicas na molécula, portanto, aminoácidos e dipeptídeos não apresentam reação positiva ao Biureto.
2. Objetivos
Esta prática teve como objetivos detectar a presença de ligações peptídicas.
3. Procedimentos Experimentais
4. Resultados e Discussões
Na Tabela 1, estão representadas as cores observadas na medida em que se aumenta a quantidade de gelatina na presença do reagente Biureto.
Tabela 2 – Cor observada para relativas quantidades de gelatina em presença do reagente