Relatorio Bioquimica Carboidratos
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na Terra. A cada ano, a fotossíntese converte mais de 100 bilhões de toneladas métricas de CO e H2O em celulose e outros produtos vegetais. Alguns carboidratos (açúcar e amido) são o principal elemento da dieta em muitas partes do mundo, e sua oxidação é a principal via de produção de energia na maioria das células não fotossintéticas (NELSON; COX, 2011). Carboidratos são poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou substâncias que geram estes compostos quando hidrolisadas. Muitos carboidratos têm a fórmula empírica (CH2O)n; alguns também contêm nitrogênio, fósforo ou enxofre (NELSON; COX, 2011).
TESTE DE MOLISCH (reação geral para carboidratos) O teste de Molisch permite fazer a distinção entre um glicídio e um outro tipo de composto. O H2SO4 concentrado, por uma ação de desidratação sobre os hidratos de carbono, produz compostos que condensam com o α-naftol para formar produtos corados. Um teste negativo é uma muito boa indicação da ausência de um hidrato de carbono. Um teste positivo apenas indica a presença provável de um hidrato de carbono.
TESTE DE BENEDICT (Identificação de Açúcares Redutores)
Reação para identificar carboidratos redutores. Nas estruturas cíclicas dos monossacarídeos os átomos de carbono anoméricos (C1 nas aldoses e C2 nas cetoses) são susceptíveis de oxidação por vários agentes oxidantes contendo íons cúpricos (Cu2+) devido a presença de grupos aldeídos ou cetonas livres ou potencialmente livres.
TESTE DE SELIWANOFF (Reação para distinção entre aldoses e cetoses)
O teste de Seliwanoff é um teste para cetoses. A sacarose, que contém uma cetose na sua estrutura, dá um teste positivo. Este teste permite diferenciar aldoses de cetoses que, sob ação de ácidos fortes, são transformadas em derivados de furfural que se condensam com o resorcinol, presente no reativo de seliwanoff formando um produto vermelho de composição incerta. A reação com cetoses é