relatorio acido acetico e glicina
DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA
FERNANDA FONTOURA DE CASTRO
LAUREANE DE CASTRO
LEONARDO ASSIS
MARIANA BARRETA
STHELEN NAYARA CENCI
TITULAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO E GLICINA
Relatório de pesquisa entregue a disciplina de Bioquímica Aplicada, sob orientação do professor Adriano Gonçalves Viana, como requisito para avaliação do 1º bimestre.
PONTA GROSSA
ABRIL DE 2012
OBJETIVO
O objetivo dos experimentos é obter a curva de neutralização total do ácido acético e do aminoácido glicina através da adição de NaOH. Medindo a variação do pH do ácido a cada 0,5ml de base adicionada.
INTRODUÇÃO
A molécula de água possui um pequeno grau de ionização que é expresso em ions hidrogênio (H+ ) e íons hidroxila (OH-) através da dissociação da molécula de H2O. Quando ácidos ou bases fracos são dissolvidas em água, eles produzem H+ por ionização e as bases consomem H+ para serem protonadas. A concentração total do íon hidrogênio originário de qualquer fonte é experimentalmente medido e expresso como o pH da solução. O pH possui uma escala variante de 0 à 14 (0 à 7:pH ácido; 7: pH neutro; 7 à 14: pH alcalino) e esta determina respectivamente, a concentração de íons hidrogênio e hidroxila caracterizando se a solução é ácida, neutra ou alcalina (básica).
O produto iônico da água, Kw, é a base para a escala de pH. Ela é um meio conveniente de designar a concentração de H+ (e portanto de OH-) em qualquer solução aquosa entre 1M H+ 1M OH- .
O termo pH é definido pela expressão: pH = log 1/ [H+] = - log [H+] , onde o símbolo p denota “logaritmo negativo de”.
Exemplo:pH = log 1 / 1.10-7 = log 1.107 = 7
As medidas de pH são um dos mais importantes e mais frequentes na prática de bioquímica. O pH afeta a estrutura e a atividade de macromoléculas biológica como, por exemplo, a atividade catalítica das enzimas.
O pH de uma solução aquosa pode ser medido aproximadamente usando vários corantes indicadores que