relatório de pH e soluções tampão/cromatografia
Faculdade de Ciências da Saúde – FACS
Curso de Farmácia
Nome dos Integrantes do Grupo
Debora
Camila Stefeny
Higor Henrique X. Macedo
Thulio Duarte
Relatórios de Aulas Práticas: pH e solução tampão e Cromatografia de aminoácidos em papel
Relatório de aula prática apresentado a disciplina de Bioquímica, como requisitos para avaliação da atividade prática supervisionada, sendo ministrada pelo professor Dr. Pedro Henrique
Ferreira Marcal.
Governador Valadares, 12 de setembro de 2015 pH e Solução Tampão
1. INTRODUÇÃO
A água dita como um solvente universal dos mais importantes tem características muito peculiares, e graças a estas características ela é o meio em que ocorrem muitas das atividades biológicas, é graças a esta função fundamental da água como solvente que ela desempenha um papel fundamental nos processos biológicos devido as suas propriedades ácido-básicas. Por definição, ácidos são substâncias com capacidade de ceder/doar prótons em uma reação e bases são substâncias com capacidade de receber prótons em uma reação.
Existe um valor numérico conhecido como constante de dissociação ou Ka, que indica a quantidade de íons hidrogênio que um ácido libera, 8 quando dissolvida certa quantidade desse ácido em água, portanto a partir desse valor é expressa a força do ácido. É conhecida ainda, uma outra constante que determina a tendência que a água tem de dissociar-se e formar os íons hidrogênio e hidróxido, essa constante é chamada de Kw ou constante do produto iônico da água. Graças a esta definição, na água pura a concentração de íons hidrogênio é igual à concentração dos íons hidroxila, portanto é dito que a solução está em um pH neutro. O pH é a medida da concentração de íons hidrogênio em uma solução, sendo que esta medida pode ser obtida em valores aproximados, com a utilização de corantes indicadores, e em valores precisos com a utilização de um pHmetro.
Existe uma