Titulação
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA (103071)
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
EXPERIMENTO: pH e tampões
DATA: 03 / 04/ 14 TURMA: A
RESULTADOS OBTIDOS, CONCLUSÕES E BIBLIOGRAFIA:
1ª Prática – Titulação de um ácido fraco
Ácido acético
Conceito de ácido segundo Bronsted: toda substância que possui a capacidade de doar prótons. Conceito de base segundo Bronsted: toda substância capaz de receber prótons. Quando a substância não doa nem recebe prótons ela recebe o nome de álcali ou hidróxido, ocorre quando a hidroxila é dissociada gerando a capacidade de aceitar um próton.
CH3COOH + NaOH H2O + CH3COO- Na+
O ácido acético doa o hidrogênio que se une a hidroxila dissociada do hidróxido de sódio formando os compostos água e acetato de sódio. O acetato de sódio é a base conjugada do ácido acético (base por ser capaz de receber prótons).
Procedimento:
Titulação de uma solução O,1 mol.L-1 de CH3COOH (20 ml) com 0,1 mol.L-1 de NaOH (25 ml).
Tabela 1 - A cada adição de 0,5 ml de NaOH à solução de ácido acético, o pH da mistura é medido como mostra a tabela acima.Observação: o 2,5ml não aparece na tabela com o valor do pH pois ocorreu um erro no valor do pH dado pelo pH-metro.
Com isso temos:
Gráfico1: Curva de titulação do ácido acético
No ponto central da curva de titulação nos exatos 12,5 ml de NaOH nos da um pH de 5,10 igual ao que deveria ser o valor de pKa do ácido acético; neste ponto metade do ácido acético está protonado, metade esta desprotonado. Então a zona de tamponamento se inicia aproximadamente no valor de 6ml de NaOH onde o pH é igual a 4,13 e termina em 18,5ml de NaOH onde o pH tem valor igual a 6,16.
No caso os valores possuem uma margem de erro. Buscando na literatura (Princípios de bioquímica de LEHNINGER) podemos encontrar que o valor do pH no ponto central deveria ser