SAUDE COLETIVA
Relatório de aula prática
Acauã Almeida RA: 20138840
Beatriz Chilotti RA: 20607149
Júlia Os Vilarinho RA: 20518510
Aula prática sobre desnaturação de proteínas
Referente ao primeiro experimento:
Materiais Utilizados: Tubo de ensaio, água destilada, ninidrina, glicina, prolina, alanina, albumina, e aspartame (adoçante).
Métodos: Foram utilizados seis tubos de ensaio onde ocorreram reações e após a ocorrência das reações os tubos foram aquecidos em banho maria, para a verificação de alterações.
- O primeiro experimento foi a reação de 1ml de água destilada com 4 gotas de ninidrina. Não houve alteração significativa, o resultado foi incolor.
-O segundo experimento foi a reação de 0,1 mol/L de glicina com 4 gotas de ninidrina. Houve alteração para roxo e após o aquecimento roxo escuro.
-O terceiro experimento foi a reação de prolina 1 ml com 4 gotas de ninidrina. Houve alteração para laranja.
-O quarto experimento foi a reação de 1 ml de alanina com 4 gotas de ninidrina. Assim como a glicina, a cor obtida foi roxo escuro.
-O quinto experimento foi a reação de 1ml de albumina com 4 gotas de ninidrina. A cor obtida foi lilás.
-O sexto experimento foi a reação de 1 ml de aspartame e 4 gotas de ninidrina. A cor obtida foi esbranquiçada.
Conclusão: Após o banho maria as cores se intensificaram. Em relação à prolina, o que a diferencia dos outros aminoácidos, é que dos vinte aminoácidos codificados geneticamente, a prolina é o aminoácido mais rígido em relação à estrutura química.
A nitrina reage com as aminas secundárias e primárias e produz coloração roxa. Ela também desnatura algumas proteínas(onde a estrutura depende das interações com o grupo amina da cadeia) e algumas cadeias de aminoácidos são quebradas por esse reagente. Muitos aminoácidos com exceção da prolina, são hidrolisados com a ajuda da ninidrina e por isso que aparece a coloração roxa.
A