Relato de observa o
Neste relato foi observado a escola Arlindo Bittencourt no interior de SP na qual eu estudei no ensino médio e tenho conhecimento das atividades através de amigos que trabalham lá.
Foram observados ambientes educativos escolares e ambientes educativos não escolares na região central da cidade de São Carlos , no interior paulista. 1.1.Ambientes Educativos Escolares
Escola Estadual Arlindo Bittencourt: localizada na R. Sivério Ignárra s/n° – Centro. Instituição educacional tradicional e integrada à história da cidade de São Carlos, formando diversos alunos na educação básica, ensino médio, magistério e ensino técnico durante anos. Atualmente, funciona somente com o ensino médio e supletivo. A concepção pedagógica adota pela instituição é a abordagem construtivista. Como um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos. Formam-se ano a ano, vários alunos em seu ensino médio. Atende aos alunos residentes nas Zonas Sul, Norte e Central da cidade O seu público atendido são jovens e adultos. Há a oferta do Ensino Supletivo de Ensino Médio, é uma das duas escolas da cidade que possui esse curso no ensino público.
1.2.Ambientes Educativos Não Escolares
Biblioteca Municipal Amadeu Amaral: localizada na Av. São Carlos, é a maior biblioteca da cidade e a única que atende a todo o público da cidade, pois as demais são de propriedade de universidades particulares e uma pública. Onde são encontrados todo o acervo histórico da cidade. Os livros de historiadores da cidade são encontrados nela, pois são publicações de baixa tiragem e por isso não encontrado em livrarias.
A praça onde se localiza a Biblioteca Municipal, repleta de árvores e em determinados horários