Relato da Observa o L dica
Após a explicação do nosso trabalho, iniciamos uma breve entrevista com a M. Ela parecia estar a vontade. Nos contou um pouco sobre ela, que tem cinco amigos, que gosta de brincar de pular corda, de ler histórias e de colocar as coisas no lugar.
Comentou que tem um irmão, que se dar muito bem com ele, mas ele foi embora e ela estava com saudade dele. Disse que tem um quarto só para ela, mas não gosta de dormir sozinha. A mãe trabalha a noite, por isso a tarde ela dorme com a mãe e a noite com o pai.
Apresentamos a caixa Lúdica.
Ela abriu e viu todos os brinquedos que tinha, primeiramente brincou com o telefone de brinquedo, fingindo que estava ligando para a mãe dela falando que estava gostando de ficar ali. Depois sem deixar o telefone de brinquedo disse que iria fazer o almoço. Tirou as panelinhas do saquinho plástico, organizou o brinquedo separando os pratos das panelas, preparou o almoço e convidou a gente a participar da brincadeira, nos oferendo a comida. Falou que a maioria das vezes quando chega da escola brinca sozinha de cozinha.
Falou que gosta de ir para escola, que gosta mais de português do que de matemática, pois acha essa matéria difícil, que sempre faz a lição de casa sem olhar para a televisão.
Começou a guardar os brinquedos, negou ajuda e disso que aquilo era fácil, que conseguia fazer sozinha, ao terminar disse que iria desenhar, pegou a pasta com as folhas e lápis de cor e foi até a mesa, levando contigo o telefone de brinquedo. Ao terminar o desenho nos perguntou se sabíamos fazer pião com o brinquedo de encaixar que tinha dentro da caixa lúdica, como não sabíamos ela nos ensinou e disse que tinha sido uma professora que tinha a ensinado.
Como o tempo havia se esgotado dissemos que tinha acabado a sessão, a M. reagiu bem, ajudando a