RELATO DE OBSERVA O DE ADOLESCENTE
A observação do comportamento do adolescente foi feita por uma hora, em seu meio escolar, possibilitando assim encontrar vários comportamentos diferentes por estarem sempre em grupo.
Na hora do intervalo, é aonde se evidenciam que cada um tem seu grupo, seu jeito de se vestir de acordo com o tal grupo que faz parte.
A maioria são barulhentos em busca de brigas, de perturbação, poucos os que são tranquilos e quietos, um grupo em destaque chama assim a atenção por tentarem se passar com uma conduta intimidadora, perigosa, como se fossem donos de tudo e todos ali.
Conversando com alguns professores, funcionários, eles relatam que este específico grupo, não só eles trazem grandes problemas mas como também os pais por apoiarem a conduta e chegam até a brigar em reuniões escolares quando o comportamento de seus filhos lhe são passados como inapropriados, ou seja os filhos se espelham nos pais e agem de acordo com a educação pela qual são criados.
Um dos professores relata:
..."A família não impõe limites!" "É a televisão que educa as crianças." "Eles não estão a fim de nada, não têm jeito!"
Assim tendo em vista o comportamento dos adolescentes, as falas dos professores, em uma breve análise aqui neste caso, a má conduta deles é reforçada em seu meio familiar, desde a infância já aprenderam a usar de violência para resolução de problemas, chegando a adolescência assim uma fase da qual é cheia de dúvidas, uma fase transitória aonde não se sabe o que quer, se tem atitudes de criança ou de adulto, uma fase da qual os pais deveriam estar atentos, a ajudar, ser compreensivos e colocando limites, mas não neste grupo, os pais ajudam o adolescente a se tornarem agressivos, cruéis, e não enxergam que isso levará o filho a situações de sofrimento, levar até mesmo ao mundo de drogas e crimes.
A escola relatou que por várias vezes, buscou a ajudar esses familiares auxiliando, indicando terapias e outras alternativas para primeiramente fazerem