PADRÃO DE COMUNICAÇÃO SERIAL RS-232
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
PADRÃO DE COMUNICAÇÃO SERIAL RS-232
ANDERSON SILVESTRE FERRO
MARCIO NOVASKI
MÁRLON HENRIQUE DE SOUZA
CRICIUMA, 21 DE JUNHO DE 2010.
RESUMO
O presente trabalho aborda de um forma geral o conceito, definição e principais aplicações do Padrão de Comunicação Serial RS-232 muito utilizado nas portas seriais dos computadores pessoais.
1. Introdução
Equipamentos microprocessadores ou microcomputadores vêm equipados com um recurso de comunicação que propicia a troca de dados entre dois sistemas. Este tipo de comunicação pode tanto ser via serial onde os dados são enviados sequencialmente, ou via paralela em que os dados são enviados, como o próprio nome diz, de forma paralela.
Para se fazer um sistema comunicar-se com outro é necessário bom conhecimento dos circuitos e padrões de comunicação e também de uma linguagem de programação. Um dos padrões mais utilizados em comunicação serial é o RS-232.
2 - Definição de Comunicação Serial
O sistema de comunicação via dois ou mais computadores, é possível via interface serial, já inerente na maioria dos computadores. A comunicação serial é um processo de transferência de dados de um bit por vez. As comunicações seriais incluem a maioria dos dispositivos de rede, teclados, mouses, modems e terminais.
Quando se é feita uma comunicação serial, cada palavra (isto é, byte ou caractere) de dados que é enviado ou recebido é feito a um bit por vez.
Cada bit pode ser representado pelo estado lógico ligado (nível lógico 1) ou desligado(nível lógico 0). A velocidade de envio dos dados por uma porta serial é expressa em bits-por-segundo (bps, na nomenclatura inglesa) ou em baudot rate (baud), que representam o número de bits (zeros ou uns) que podem ser enviados ou recebidos em um segundo. Nos computadores estas velocidades podem atingir 19.2k bps ou mais.
3 - Definição de RS-232
RS é uma abreviação de