Relato de experiência em educação infantil
UNIVERSIDADE DE UBERABA
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
RELATO DE EXPERIÊNCIA
ARAXÁ – MG
2013
ÉLIDA APARECIDA BORGES
UNIVERSIDADE DE UBERABA
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Trabalho de Trabalho de construção da aprendizagem, apresentado à Universidade de Uberaba, como critério parcial de avaliação para a etapa 5.
ARAXÁ – MG
2013
Relato de experiência no ensino fundamental
No ano passado em outubro, fui convidada a assumir a sala do 3º Ano, na Escola Municipal Vicente Pereira Fernandes, escola localizada na zona rural do município de Tapira – MG. Era uma salinha que estava acompanhando uma série anterior, por falta de professora.
Aceitei a proposta e segui normalmente realizando meus planos de aula, eis que em um dia, havia planejado uma aula de matemática, com o intuito de ensina-los a olhar as horas no relógio analógico, de forma a seguir a sequência da Expressão Ludocriativa, segundo a proposta de Raimundo Angel Dinello,
No dia em que planejei para realizar a aula, já havia notado que nenhum dos alunos conseguiam olhar as horas no relógio analógico, então levei para a sala de aula materiais como relógios analógicos e materiais de apoio à aprendizagem.
Fiz o início lúdico, que é uma brincadeira que convida o aluno, dá a ele as boas vindas, logo em seguida, propus a atividade de expressão criativa e fui para a troca de informações, com o intuito de ensiná-los a olhar as horas. Fui para o salão de festas da escola e lá no chão fiz um relógio analógico gigante, com giz branco e papel com os números escritos em vermelho, nesse relógio os alunos é que eram os ponteiros. Dessa forma, eu pedia que me mostrassem as horas e eles faziam, até que compreenderam que o