Resenha Cient fica
MICHELLE BARBOSA GOMES
Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Barbacena.
E-mail: miih678@gmail.com
Cláudia Maria Ribeiro, possui graduação em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Lavras (1974), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Lavras atuando no ensino, na pesquisa e na extensão produzindo conhecimento nas temáticas de Sexualidade e Gênero.
O livro Tecendo gênero e diversidade sexual nos currículos da educação infantil reúne capítulos de vários autores organizados por Cláudia Maria Ribeiro. O livro amplia a discussão sobre a diversidade sexual, a aceitação e a forma com que os profissionais devem tratá-la com os alunos da educação infantil. Os autores convidam o leitor a refletir sobre os próprios conceitos e pontos de vista com relação à educação sexual e suas ramificações.
O livro é dividido em quatro partes, e a primeira delas nos apresenta, de uma forma geral, como o projeto nasceu e de que forma o curso ministrado pelos criadores – que contou com a participação de palestrantes, docentes e pesquisadores – foi elaborado em cada uma das cinco cidades envolvidas. Essa parte traz também depoimentos dos participantes contendo as experiências profissionais e pessoais adquiridas durante o curso, as dificuldades encontradas ao tentar colocar o projeto em prática e antecipa os principais temas discutidos no decorrer do livro, como, por exemplo, a grande divergência de pensamentos quanto aos assuntos que devem ou não ser abordados com as crianças.
A segunda parte trata principalmente da problematização das ideias do sujeito sob o ponto de vista de Michel Foucault, passando pela discussão de como organizar uma