Relativismo ético
O relativismo é uma doutrina que prega que algo é relativo,ou seja: contrário de um pensamento absoluto, categórico. É uma doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar. Em filosofia, diz-se que o relativismo é a "Postura segundo a qual toda avaliação é relativa a algum padrão, seja ele qual for”.
Assim podemos concluir que o Relativismo é um termo que se baseia na relatividade do conhecimento e repudia qualquer verdade ou valor absoluto. Todo ponto de vista é válido.
ÉTICA – RELATIVISMO
É uma das posturas éticas. Traduz-se basicamente na generalização de que o meu juízo moral não é superior ao dos outros e como tal não o devo impor. Todos os juízos morais são assim equivalentes.
Relativismo ético é a postura que cada indivíduo enquanto pessoa toma em determinada situação com base na sua própria ética; cada pessoa possui um ponto de vista diferente, sendo assim a ética de cada pessoa relativa .
Muitos autores e pensadores citam outros muitos filósofos onde consideram que ao assumir-se o relativismo, renuncia-se aos preceitos formais da ética. O ser humano estabeleceu verdades, preceitos e ideais que fundamentam a ética e que se mantêm, permanecendo assim em oposição aos ideais do relativismo.
CONCEITO
Relativismo é uma das posturas da ética que por si mesma contradiz os preceitos ortodoxos da ética, porém, o ser humano, por natureza e por profunda capacidade criativa, abomina o universal, o estandartizado. O crescimento do pensamento relativo e aceitação da ética relativista é muito evidente em nossos