O UNIVERSALISMO E O RELATIVISMO ÉTICO
DIREITO
ÉTICA
PROFESSOR: NILO SILVA
FILIPE MAIA BROETO NUNES
PESQUISA
(O UNIVERSALISMO E O RELATIVISMO ÉTICO).
FORTALEZA
2013
FILIPE MAIA BROETO NUNES
O UNIVERSALISMO E O RELATIVISMO ÉTICO
Pesquisa – O Universalismo e o Relativismo Ético apresentado ao curso de Direito da Faculdade Cearense como requisito parcial e obrigatório para a aprovação na disciplina de Ética.
Prof. Nilo Silva
FORTALEZA
2013
AGRADECIMENTOS
À Deus, o que seria de nós sem a fé que temos Nele.
Ao professor e orientador Nilo Silva por seu apoio e inspiração no amadurecimento dos conhecimentos que me possibilitaram o desenvolvimento e conclusão deste trabalho.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho irá abordar de maneira objetiva e procurará esclarecer algumas questões de suma importância na contemporaneidade, haja vista, tantas regras e normas aos quais se submetem o indivíduo têm a sua razão de ser e de existir, são regras essas de cunho ético e moral, que não obstante acontecendo reiteradamente, estas mesmas adquirem um significado de grande valia, passando assim a assumir e integrar um determinado ordenamento jurídico, de uma determinada sociedade, sem é claro destacar em um tempo vigente e oportuno, denominado também Direito Positivo. Procurar-se-á dar uma noção da ética no seu valor relativo, contudo observando também a ética universal, feito isto, discorrendo os dois contextos acima mencionados, buscar-se-á responder a duas questões inerentes a toda e qualquer sociedade, que na maioria das vezes passa-se despercebida por muitos, tomando uma forma um tanto quanto abstrusa. Como uma norma moral pode adquirir validade universal? Como adequar à liberdade