Direitos humanos
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................11
INTRODUÇÃO
Os direitos humanos passaram a ter grande importância a partir de herança histórica de grandes atrocidades ocorridas no mundo, principalmente na Segunda Guerra Mundial, que impossibilitava uma convivência digna dos seres semelhantes no ambiente comum. Em virtude dessas atrocidades, em meados do século XX, consolidam-se internacionalmente os direitos humanos, surgindo assim vários sistemas para proteção desses direitos.
Por apresentar diversos significados, os direitos humanos na visão de Andrade, são atributos de pessoa humana, ou seja, são direitos inalienáveis e pertence intrinsecamente a pessoa humana. Os direitos dos povos e direitos humanos não estão em conflito ou em competição uns com os outros, são, portanto, os conceitos complementares. O autor prossegue conceituando a palavra povo segundo Cristescu: ”o termo povo denota uma entidade social que possui uma clara identidade e característica própria”. (ANDRADE, 2008, p.14-5).
Pode-se perceber que os direitos dos homens constituem uma classe variável como a história destes últimos séculos demonstra, o elenco desses direitos se modificou e continua se modificando com as mudanças das condições históricas, ou seja, dos carecimentos e dos interesses da classe do poder, dos meios disponíveis pra a realização dos mesmos, das transformações técnicas. Neste sentido, é imperioso dizer que o ser humano nasce para viver numa sociedade, com dignidade e com direitos iguais, respeitando as diferenças culturais, sociais e