Resenha Crítica - Mario Perini - Objetivos de Estudos da Gramática
Apesar de não considerar que cada disciplina do currículo escolar deva possuir uma aplicação mais prática na vida cotidiana ou profissional dos alunos Perini diz que deve haver uma justificativa plausível para a presença de cada disciplina. Ele assim reformula a pergunta como um pedido de justificativa com relação aos estudos gramaticais. Considerando que o grande objetivo do ensino da língua portuguesa é levar os alunos a ler e escrever razoavelmente bem ele questiona se o estudo da gramatica pode de alguma forma ajudar na aquisição da leitura ou da escrita.
Ele acredita que a resposta seja negativa, pois não há nenhuma evidencia de que um aluno fraco em leitura ou redação possa melhorar seu desempenho apenas por meio da aquisição da gramatica. Muito pelo contrário, já que o que nota-se é que entre os pré-requisitos essenciais para o estudo da gramatica estão, em primeiro lugar, a habilidade de leitura fluente e, em segundo, um domínio razoável da língua padrão. Colocando como prioridade na aquisição da gramatica saber ler bem, isso excluiria o ensino da gramatica como ferramenta na aquisição da leitura. Perini considera que o mesmo ocorre na redação.
O autor conclui que, mesmo não considerando totalmente inútil a sua aplicação na formação intelectual dos alunos, o grande objetivo da língua portuguesa não é atingido através do estudo da gramatica no primeiro e segundo graus.
Será então, o