Desenvolvimento Sustentável
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Desenvolvimento Sustentável é um processo que envolve alguns fatores e ideais a ser alcançados.
Convenções e Protocolos
1972 – Conferência de Estocolmo: Primeira Conferência da ONU que juntou nações industrializadas e em desenvolvimento para discutir a relação entre o homem e o ambiente. Uma série de reuniões como essa se repetiram, por exemplo, sobre os direitos das pessoas à alimentação adequada, à habitação segura, à água potável, ao acesso aos meios de planejamento familiar.
1983 – Comissão mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: Foi criada a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED) para discutir e propor meios de promover o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Foi a Comissão que criou a definição mais aceita para desenvolvimento sustentável: desenvolvimento capaz de suprir as necessidades de geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
1992 – ECO 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento): A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, marcou uma mudança dos valores sociais. Foi a partir daí que o ambiente foi estabelecido como pilar do desenvolvimento sustentável, ao lado social e econômico. Foi uma conferência de “chegada”, ou seja, consolidou várias ambições prévias, como a criação da Convenção de