Relat Rio Experi Ncia 2 A
ANDRÉ GALVÃO
GABRIEL MACEDO SANTOS
MARIANA SIMPLÍCIO TOUZARIM
VICTOR PEREIRA BERNARDES
SISTEMAS DE DESTILAÇÃO – SEPARAÇÃO DE COMPOSTOS ATRAVÉS DO PONTO DE EBULIÇÃO – DESTILAÇÃO SIMPLES (LÍQUIDO-SÓLIDO)
Santos – 2014
PESQUISA
A destilação simples tem como objetivo separar duas substâncias que estão numa solução de forma homogênea, através do aquecimento dessa solução e da condensação do vapor gerado pelo aquecimento da mesma.
Para que isso aconteça, usamos um condensador, que permite que uma substância alcance seu ponto de ebulição sem que se perca nada para o ar atmosférico.
Vale ressaltar também, que a destilação simples só se dá quando a mistura é contida por um sólido e um líquido. Isso permite que o vapor do líquido que é menos denso, saia pelo centro do condensador, onde é resfriado, e volte para o seu estado líquido.
Neste experimento, usamos o seguinte sistema de experimento:
MATERIAIS
Os materiais utilizados foram os seguintes:
Vidrarias:
- Bico de Bunsen
- Tela de Amianto
- Balão de Destilação
- Condensador
- Termômetro
- Garras para Suporte Universal
- Suporte Universal
- Perolas de Vidro
Reagentes:
- Água Destilada
-Cloreto de Sódio (NaCl)
Metodologia
Em primeiro lugar, montamos o sistema de destilação simples, com auxílio da professora. Logo após, colocou-se 50mL de água destilada num becker, e no mesmo recipiente, acrescentamos 3g de cloreto de sódio (NaCl), conforme descrito no protocolo do experimento.
Enfim, colocamos a solução de água e cloreto de sódio dentro do balão de destilação, que já estava preso ao suporte e conectado ao sistema de destilação simples. Acrescentamos as pérolas de vidro no balão de destilação. Colocamos uma rolha no balão de destilação, com um orifício para a entrada do termômetro, e uma rolha que conectasse a saída lateral do balão de destilação com o condensador, de forma que todo o calor da experiência fosse mantido, para o sucesso da mesma.
E então finalmente,