Relat rio 2 Experi ncia
Palavras chave: oscilação, pêndulo, período, MHS (Movimento Harmônico Simples).
Objetivos
Realizar medidas do período e da frequência de um pêndulo simples e de um pêndulo físico, relacionando-os com a variação de massa do corpo pontual em ambos os pêndulos, e a distribuição de massa do pêndulo físico, além de analisar o tipo de movimento por eles realizado.
Introdução
Muitos comportamentos oscilatórios surgem a partir da existência de forças restauradoras que tendem a trazer ou manter sistemas em certos estados ou posições, sendo essas forças restauradoras basicamente do tipo forças elásticas.
Quando um corpo oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio, descrevendo uma trajetória retilínea, pode-se dizer que este corpo efetua um movimento harmônico simples linear, ocorrendo em razão das forças restauradoras.
Um sistema massa-mola é a realização mais simples do que se chama de oscilador harmônico: um corpo (massa), acoplado a outro corpo material (mola), é mantido em sua posição de equilíbrio, onde a mola se encontra sem deformações, portanto livre de tensões internas. Se deslocado de sua posição de equilíbrio, a massa sofre a ação de uma força restauradora linear que a força a retornar ao ponto de equilíbrio. Esta força é devida à tendência da mola de retomar ao seu estado original, sem deformações nem tensões