Relat rio de Qu mica Anal tica
O medidor de pH mais conhecido como pHmetro é um aparelho é um aparelho de medição de pH constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro. O aparelho é calibrado (ajustado) de acordo com os valores referenciado em cada solução de calibração. Para que se conclua o ajuste é então calibrado em dois ou mais pontos. Normalmente utiliza-se tampões de pH 7,0 e 4,0. A frequência de calibração do pHmetro depende da frequência de medições e da qualidade do aparelho. A leitura do aparelho é feita em função da leitura e da tensão que o eletrodo gera quando submerso na amostra. A intensidade da tensão medida é convertida para uma escala de pH. O aparelho faz essa conversão, tendo como uma escala usual de 0 a 14. Existem quatro tipos de pHmetro: pHmetro de bancada: é indicado para trabalhos que requerem controlo ou monitoramento do pH, tensão e temperatura. Tem ainda como diferencial a indicação e compensação automática de temperatura. pHmetro de bolso: é prático e bastante simples. Possui compensação automática de temperatura. pHmetro portátil: é prático e simples. É dieal para determinar o pH da amostra in loco. pHmetro digital: possui alta precisão nos resultados.
Fatores que interferem na medição do pH:
Padrões de calibração: a medida de pH não pode apresentar precisão maior que os padrões de referência, levando a erros na ordem de ± 0,01 unidades de pH.
Sólido (erro alcalino): se a concentração de íons H+ é baixa e a concentração de Na+ como se fosse o H+, podendo apresentar resultados mais baixos que o pH verdadeiro.
Ácido: em ácidos fortes, o pHmetro pode apresentar valores maiores que o pH verdadeiro, isso acontece devido a saturação de íons H+ na superfície da membrana de vidro do eletrodo.
Hidratação: um eletrodo hidratado apresenta respostas mais adequadas as variações de pH do que um eletrodo seco que necessita ser hidratado por horas antes de realizar a medição.
Temperatura: é necessário que as medições de pH sejam realizadas na