Relat Rio Qu Mica Anal Tica I 1
Análise de amostras de aços e calcário.
Anderson Azevedo Agra
Irvyn Laurence Paniz
Marcos René von Mengden
Breve pesquisa Bibliográfica sobre aço:
O aço é uma liga de natureza relativamente complexa e suas definição não é simples, visto que, a rigor os aços comerciais não são ligas binárias: de fato, apesar dos seus principais elementos de liga serem ferro e o carbono eles contêm sempre outros elementos secundários, presente devido aos processos de fabricação. Mas uma definição mais simplificada pode ser a seguinte:
"Aço é a liga ferro-carbono contendo geralmente 0,008% até aproximadamente 2,11% de carbono, além de certos elementos residuais, resultantes dos processos de fabricação".
O limite inferior de 0,008% corresponde à máxima solubilidade do carbono no ferro à temperatura ambiente e o limite superior 2,11% corresponde à máxima quantidade de carbono que se dissolve no ferro e que ocorre a 1147°C.
Aços-liga:
A Introdução de outros elementos de liga nos aços-carbono é feita quando se deseja um ou diversos efeitos:
a) aumentar a dureza e a resistência mecânica;
b) conferir resistência uniforme através de toda a secção em peças de grandes dimensões; c) diminuir o peso, de modo a diminuir a inércia de uma parte em movimento ou reduzir a carga morta em um veículo ou numa estrutura;
d) conferir resistência à corrosão;
e) aumentar a resistência ao calor;
f) aumentar a resistência ao desgaste;
g) aumentar a capacidade de corte;
h) melhorar as propriedades elétricas e magnéticas.
De quantidade total de aços-liga produzida, cerca de 60% pertence à série 86XX, com três elementos de liga (Ni, Cr e Mo) em baixos teores.
Aços contendo manganês como elemento de liga tem sua resistência a tração aumentada. A utilização do zinco no aço se da, entre outras formas, na sua galvanização. com o objetivo de aumentar a resistência à corrosão.
Níquel é empregado na fabricação de aço inoxidável. Assim como cromo.
O gráfico a seguir mostra o aumento