Relat Rio 03 Qu Mica Anal Tica
1. RESUMO
A soda cáustica de utilização doméstica é sintetizada a partir da seguinte reação do carbonato de sódio com hidróxido de cálcio: NaCO3 + Ca(OH)2 CaCO3 + NaOH, produzindo carbonato de cálcio e hidróxido de sódio. O produto final comercializado como soda cáustica apresenta impurezas, como o carbonato de cálcio, relacionadas ao rendimento da reação. Com o método descrito no relatório, pretende-se calcular a alcalinidade total, assim como o teor de NaOH e de CaCO3 em uma soda cáustica comercial. Para isto, realiza-se duas titulações ácido-base, sendo que na segunda titulação o CaCO3 encontra-se precipitado. Gastou-se mais solução titulante padrão de ácido clorídrico (HCl) na amostra com o sal não precipitado, pois o CaCO3 apresenta características básicas. Conclui-se que há uma concentração de OH- suficiente para uso doméstico como um bom degradante de matéria orgânica que entopem pias e etc. Além disso a partir dos resultados apresentados é necessário um cuido especial pois este composto é nocivo a saúde .
2. OBJETIVO Determinar a alcalinidade total e as concentrações de carbonato e hidróxido em uma amostra de soda cáustica.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
3.1 Determinação da alcalinidade total
Nessa primeira etapa, pesou-se 1,2001 g de soda cáustica comercial, diluindo-a em água livre de CO2 pois o mesmo desloca o equilíbrio da reação abaixo para a formação de carbonato de cálcio pelo princípio de Le Chatelier como idica o site (http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbonato_de_c%C3%A1lcio).
CaCO3 + H2O ↔ CO2 +Ca(OH)2
.
Em seguida, transferiu-se quantitativamente a solução para um balão volumétrico de 250 mL e aferiu-se o volume com a mesma água. Titulou-se três alíquotas de 25 mL com solução padrão de ácido clorídrico 0,1 mol/L, usando o alaranjado de metila como indicador. A faixa de viragem do indicador colorimétrico utilizado se inicia no pH 3,1 e termina no pH