Primeiros Socorros - Queimaduras
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA
QUEIMADURAS
JATAÍ- GOIÁS
2015
Introdução
Entre muitos órgãos atingidos por queimadura a pele é o mais frequente nesses incidentes. Ela é o maior órgão do nosso corpo, sendo que esta recobre todo nosso tecido corporal, tendo como função controlar a perda de água e proteger o corpo contra atritos que podem ocasionar ferimentos. Ela também tem o papel importante de fazer a manutenção da temperatura geral do corpo, devido a ação de algumas glândulas sudoríparas e dos capilares sanguíneos encontrados nela. A pele também forma uma barreira protetora contra agentes físicos, químicos e bacterianos que podem atingir tecidos mais profundos do nosso organismo. Ela tem várias camadas que detectam as varias sensações que sentimos, como o tato, a temperatura e a dor.
A pele é composta por duas camadas, a derme e a epiderme, e ainda tem algumas glândulas sebáceas e folículos pilosos que são chamados de anexos. Assim quando são tratadas as queimaduras vários órgãos são afetados, e seu tratamento depende da intensidade da queimadura.
As queimaduras são lesões causadas por fatores térmicos, químicos, de eletricidade e radiação, entre outros. Dependendo da localização, da extensão e do grau de profundidade, a lesão produzida nos tecidos de revestimento do organismo (como a pele) pode desfigurar, causar incapacidades temporárias ou permanentes e levar à morte.
As queimaduras se classificam em 1°grau, 2° grau e 3° grau, dependendo da profundidade que a queimadura atingir e da idade do individuo atingido. No Brasil as queimaduras apresentam um grande agravo na saúde pública. Alguns estudos apontam que os maiores casos de queimaduras ocorrem nas próprias residências, sendo que a maior parte ocorre com crianças, tendo como maior causa das queimaduras, os escaldamentos onde as mesmas manipulam líquidos quentes causando assim os acidentes.
No caso de adultos, a frequência de