Primeiros Socorros Queimadura
São lesões resultantes da ação direta ou difusa do calor em contato com o corpo. Podem ser causadas pelos seguintes agentes:
Físicos: temperatura, eletricidade, radiação.
Químicos: produtos de limpeza.
Biológicos: animais e vegetais.
As queimaduras são consideradas de mais gravidade, quando localizadas a nível perineal , facial, das mãos e pés. Também são criticas em crianças e idosos.
Classificamos quanto à extensão da queimadura em:
Pequeno Queimado = até 10% da superf. corporal atingida.
Médio Queimado = de 10-20% da superf. corporal atingida.
Grande Queimado = acima de 20% da superf. corporal atingida.
Considera - se muito grave um individuo com mais de 40% da superfície corporal queimada.
Depende da causa, profundidade, percentual de superfície corporal queimada, localização associação com outras lesões. Comprometimento de vias aéreas do acidentado.
Como efeitos gerais (sistêmicos) das queimaduras podem ter:
a) Choque primário (neurogênico) – vasodilatação
b) Choque secundário – hipovolemia
c) Infecção bacteriana secundária a lesão
d) Paralisia respiratória e fibrilação – choque
O agente causador das queimaduras produz uma série de alterações sistêmicas, mas o revestimento cutâneo, sendo o mais atingido primeiramente, apresenta alterações mais visíveis.
As lesões não são uniformes, existem, em geralmente vários graus de profundidade, em uma mesma área. O tratamento inadequado e a infecção podem converter queimaduras de segundo grau em queimaduras de terceiro grau.
Dependendo da profundidade queimada do corpo, as queimaduras são classificadas em graus para melhor compreensão e adoção de mediadas terapêuticas adequadas.
1. remova a fonte de calor abafando com pano se houver chama ou jogando água
2. resfrie imediatamente a área queimada com água fria corrente da torneira, por alguns minutos (este procedimento é fundamental pois a área queimada está aquecida e continua a lesar a pele, podendo aprofunda-se, formando bolhas;