ANÁLISE ECONÔMICA MUNDIAL
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Curso de Engenharia de Produção
MARCELO HENRIQUE BOLSON
ANÁLISE ECONÔMICA MUNDIAL
CAXIAS DO SUL
2013
MARCELO HENRIQUE BOLSON
ANÁLISE ECONÔMICA MUNDIAL
Trabalho de Avaliação da Disciplina de Economia, do Curso de Engenharia de Produção, da Universidade de Caxias do Sul. Disciplina ministrada pela Profª. Monica Beatriz Mattia.
CAXIAS DO SUL
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
No âmbito mundial, presenciamos constantes mudanças no cenário econômico. Na época da colonização, por exemplo, vivenciávamos (e ainda vivenciamos) a era “Eurocêntrica”, onde a Europa é o centro de tudo, inclusive economicamente. Em herança disso, as potências mundiais encontravam-se, basicamente, neste continente, já que exploraram as fontes de riquezas do resto do globo. Com o passar do tempo, houve a aparição do “novo” e do “novíssimo” mundo, que passaram a disputar mercado e competir com o então centro do planeta. Atualmente, as potencias econômicas encontram-se um tanto dissipadas, já que no G7 há representantes de três, dos cinco continentes (excluindo a Antártica, que não é passível a tais verificações).
2. ANALOGIA NOTÍCIAS
No mundo atual, estamos vivenciando um processo de mudança: o declínio dos países europeus, que sempre estiveram à frente em relação ao restante dos países; a ascensão dos países emergentes – os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) – e o contínuo crescimento dos EUA, Japão e, até mesmo, da Coreia do Sul.
A crise econômica que tem assolado a União Europeia, além de prejudicar toda a Europa, tem assombrado o restante do mundo com o temor de que os atinja com a mesma proporção. Dentre todas as consequências da tão receada crise, algo que vem deslocando a realidade europeia, principalmente na zona do euro, é a taxa de desemprego. No período 04/2013, atingiu o seu ápice, com oscilações que alcançaram