MIGRAÇOES
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
DINÉIA CHAVES DE ANDRADE
MIGRAÇÕES
1. QUESTÕES METODOLÓGICAS DE ABORDAGEM (IMI) 2. MIGRAÇÃO NO MUNDO 3. MIGRAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
1. QUESTÕES METODOLÓGICAS DE ABORDAGEM (IMI)
O International Migration Institute (IMI) ou como também podemos chamar de Instituto de migração Internacional, foi criado no ano de 2006 por iniciativa dos centros de investigação sobre migrações em Oxford (Faculdade situada na cidade de mesmo nome na Inglaterra). Com o objetivo de realizar projetos e programas de investigação sobre as migrações internacionais e seus impactos e mutações sociais no mundo atual, como também procura contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens teóricas e metodológicas para acompanhar o processo contínuo e as tendências mutáveis da mobilidade humana através do mundo.
Em maio de 2006 o IMI disponibilizou a publicação “Para uma nova agenda de investigação sobre as migrações internacionais”, está publicação nos trás o estudo de quatro temas de investigação em matéria de migração, com o intuito de disponibilizar, debater e fornecer bases que refletirão na análise de discursos e debates sobre os temas. Abaixo divagaremos sobre os quatro temas (estado atual das dinâmicas das migrações mundiais, lacunas em matéria de politicas e de investigação, novas direções na investigação sobre migração internacional e agenda de investigação) como elementos norteadores para melhor analisarmos os efeitos das migrações no Brasil e no mundo.
Segundo o estudo desenvolvido em 2006 na James Martins 21st Century School pela IMI, as migrações estão no centro das investigações de diversos especialista, em especial, das ciências sociais, econômicas