Migrações
Colégio: Colégio municipal Paulo Freire
Professor: Ricardo
Alunos: Paulo Lucas e Victoria Veloso
Turma: 1102
Nº de chamada: 39 e 36
Migrações As migrações populacionais remontam aos tempos pré – históricos. O homem parece estar constantemente à procura de novos horizontes. No passado, milhões e milhões de europeus e asiáticos migraram para todas as partes do mundo, conquistando e povoando continentes como a América, a Oceania e a África.
Emigrações
A emigração é o ato e o fenômeno espontâneo de deixar o seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação.
Imigrações
Considera-se como imigração o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho e/ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro.
Conclusão: migrações é sair ou entrar para o país de origem para ir morar em outras regiões ou nações diferentes por razões já citadas anteriormente.
Emigrações é o movimento de saída do país ou região que está morando para ir para outro lugar.
Imigrações é o movimento de entrada em um país que vai passar a residir.
Principais razões: As razões que explicam as migrações são inúmeras (político – ideológicas, étnico – raciais, profissionais, econômicos, catástrofes naturais etc.), embora razões econômicas sejam predominantes. A grande maioria das pessoas migra em busca de melhores condições de vida.
Migração pendular
Migração pendular (ou migração diária) é um fenômeno, muito comum em grandes cidades, pelo qual milhões de pessoas saem de sua cidade no período da manhã (geralmente antes do horário comercial) para cumprir jornada de trabalho em outra, retornando só à noite para casa.
Migração sazonal
Ano. Os trabalhadores migram para outros locais com a intenção de plantar produtos (que não poderiam ser cultivados no lugar anterior por causa do clima em determinadas estações). No Brasil, ocorre muito do Nordeste para o Sul.