Aplicação da ferramenta kaizen
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO
Kaizen Aplicado em Linha de Soldagem de Carroceria Automotiva:
Um Estudo de Caso
Prof.ª Patricia A
Orientador:
Curitiba
2013
RESUMO
Este trabalho apresenta uma introdução à metodologia Kaizen, desenvolvida pelo
Sistema Toyota de Produção, na década de 70, que visa a melhoria contínua e aumento de produtividade dos processos de fabricação. Para ilustrar os principais procedimentos desta metodologia, apresenta-se o caso do processo de soldagem de um componente em uma linha produtiva de veículos automotivos. Os resultados obtidos na utilização desta ferramenta demonstram a eliminação total dos índices de refugo causados por este problema levantado.
Palavras chave: Kaizen, Portas, Automotivo, Poka-Ioke.
1. INTRODUÇÃO
Os benefícios para as empresas ocidentais ao aplicar o Kaizen são: Aumento de produtividade sem investimentos significativos, Reduções nos custos de produção e capacidade de adaptação às mudanças de mercado. Para IMAI (2008) Kaizen pode ser definido como:
“Kaizen é uma palavra japonesa que significa melhoria sendo uma ferramenta de gestão visando melhorias que podem levar a redução dos índices de perda de produção por geração de produtos não conforme, maximização da produtividade e da rentabilidade. O Kaizen é baseado na filosofia e nos princípios socioculturais orientais e exige o comprometimento de todos os indivíduos da empresa, do operário até o gerente, sem gastar muito dinheiro para criar uma vantagem competitiva, permitindo às companhias baixarem custos e melhorar a qualidade e a variedade do produto. Se mantido, o Kaizen é uma ferramenta poderosa contra as concorrentes”.
2. CONTEXTUALIZAÇÃO
O professor Japonês Masaaki Imai é conhecido como o pai do Kaizen, a metodologia japonesa que enfatiza a melhoria contínua. Masaaki Imai nasceu em
1930, na cidade de Tóquio. Graduado em Relações Internacionais, em 1955, pela
Universidade de