RELATÓRIO DE PRÁTICA 02- MEDIDAS INDIRETAS E PROGAÇÃO DE ERROS
2734 palavras
11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – Campus SorocabaENGENHARIA FLORESTAL
FÍSICA I
Prof. Gentil Neto
LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL
RELATÓRIO DE PRÁTICA 02- MEDIDAS INDIRETAS E PROGAÇÃO DE ERROS
CAMILA NAYARA GEREZ R.A. 494623
JÉSSICA MESQUITA LAPA R.A. 494496
SERGIO ACEITUNO R.A. 494763
ERICK DOS SANTOS R.A. 494658
GUILHERME ALMEIDA R.A. 494682
RAFAEL AOTA R.A. 494534
JANEIRO de 2013
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por finalidade o aprendizado no manuseio de instrumentações de medidas tais como: Paquímetros, Micrômetros e Balanças de Massa, cujas ordens de precisão diferem conforme o aparelho. A leitura e interpretação dos dados coletados e compilados para os cálculos de massa, densidade e propagação de erros, têm por objetivo fixar as informações apreendidas e aprendidas no decorrer da execução do exercício em laboratório experimental.
Os erros são inerentes a todas as medidas e nunca são completamente eliminados. A teoria dos erros, diz que um problema está resolvido se for apresentado juntamente à solução encontrada. Para se obter o valor de volume, por exemplo, seguido do cálculo de densidade a partir de medidas direta de diâmetro e massa, é necessário dimensionar o erro na cadeia de cálculos.
A medida de uma grandeza é dita indireta quando sua magnitude e seu erro são calculados a partir de uma operação matemática entre outras grandezas medidas diretamente.
Suponhamos que a grandeza Z = z±Δz a ser determinada esteja relacionada com outras duas ou mais, através da relação:
Z = f (x±Δx, y±Δy,...) onde f é uma relação conhecida de x±Δx, y±Δ y,...
Um método muito utilizado e que nos dá o valor de Δz imediatamente em termos de Δx, Δy,..., é baseado na aplicação de resultados do cálculo