Relat Rio De Qu Mica Anal Tica III
6º Período de Farmácia
Química Analítica
Prof. Samuel Góes
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA III
Confecção de Relatório
Julia Olívia Marques
Fevereiro de 2013
Montes Claros – MG
Introdução
A ideia da criação da ABNT surgiu da necessidade de se elaborar normas técnicas brasileiras, para substituir as normas que eram utilizadas pelos diversos laboratórios de ensaio do país, cujas discrepâncias tinham sido detectadas pela ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, desde a sua fundação, em 1937. Conscientes do problema apontado pela ABCP, laboratórios encabeçaram a ação conjunta de diversas entidades que resultariam na criação de uma entidade nacional de normalização.
A história da ABNT começou no Rio de Janeiro, em setembro de 1937, quando o engenheiro Paulo Sá decidiu promover a 1ª Reunião de Laboratórios de Ensaios de Materiais. Nessa reunião foram debatidas questões relacionadas ao aprimoramento de pesquisas e consolidação de novas tecnologias.
No fim da década de 30, a ideia de se fundar a ABNT, uma entidade brasileira responsável pela normalização de nossa indústria, amadurecia até a fundação em 1940. A ABNT ganhou relevância no Brasil e iniciou sua projeção no exterior.
No ano de 1947, ajudou a fundar a International Organization for Standardization (ISO), sendo a sua representante exclusiva no Brasil, a International Electrotechnical Comission (IEC) e a Associação Mercosul de Normalização (AMN).
Em 1961, ajudou a fundar a Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas, cuja primeira reunião ocorreu no Uruguai. Essa instituição responsável pelas normas técnicas nas Américas, cuja sigla é COPANT, tem o principal objetivo de planejar e implementar normas técnicas nos países membros em prol do desenvolvimento científico e industrial.
A sua participação na fundação do Comitê Mercosul de Normalização ocorreu em 1991, no intuito de integrar o mercado único entre os membros do Mercosul, cujo convênio