Relat rio de AA I 1 - amostragem
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES
FACULDADE DE ARQUITETURA E ENGENHARIAS
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
ALINE CAVALCANTE
DOUGLAS REIS
NÍVIA BEVILAQUA
RAYANA BERTO
THAIS MOREIRA TABOZA
RELATÓRIO TÉCNICO: AMOSTRAGEM
BARRA DO BUGRES - MT
2014
OBJETIVO
O presente trabalho teve como objetivo a realização de um plano de amostragem, onde para que os resultados das análises sejam válidos ou tenham significância, é necessário um processo adequado da mesma, ou seja, extrair uma pequena porção representativa de todo o material, que com isso possibilita o estudo das características da população, de onde as amostras foram colhidas, seleção e obtenção da amostra e a redução da amostra bruta à amostra laboratorial, bem como enfatizar a importância da homogeneização das amostras com a utilização do método de quarteamento.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para esta análise foram utilizados 255 unidades de amendoins coloridos artificialmente em cores sortidas, 8 copos descartáveis e 1 bandeja de papelão.
Procedimento
Os amendoins foram contados separadamente de acordo com sua cor, em seguida foram despejados na bandeja em forma de circulo sem que as cores se misturassem, foi feito o quarteamento e analisado 2/4 da amostra fazendo novamente a contagem dos amendoins por cores.
Depois da contagem os amendoins foram totalmente homogeneizados e colocados novamente em formato de circulo para que fosse repetida a técnica do quarteamento, após isso, novamente retirou-se 2/4 da amostra para contagem.
Os amendoins foram novamente homogeneizados e adicionados aproximadamente 20 unidades de amendoins pretos como interferentes na amostra, após serem colocados no formato de círculo e novamente feito o quarteamento os amendoins usados como interferentes foram colocados em uma única porção da amostra separada, e feita a contagem por cores dos amendoins em 2 amostras