Prof
Recife de abril de 2015.
Aluno: Evandro Santos
Professora: Fernanda Griz
Disciplina: Projeto Pedagógico
No texto O Planejamento do trabalho Pedagógico: Algumas Indagações e Tentativas de resposta.
O autor José Cerchi Fusari levanta questões sobre o planejamento do trabalho do professor e descreve a sua importância para impugnar as dificuldades que atacam as escolas que são: as evasão e retenção escolar e a péssima qualidade do ensino. Um das metas do texto é instigar retomada do planejamento na prática social do professor.
O diagnóstico dessas dificuldades se deve ao fato de que os professores copia o planejamento anterior sem qualquer alteração e atualização e quando o fazem, são limitadas a excussão de tarefas “burocráticas” da escola.
Segundo Saviani (1987, p. 23), a palavra reflexão vem do verbo latino reflectire que significa ҅voltar atrás ҆. É, pois um repensar, um ato de retomar, revisar e que para que seja considerada filosófica deve preencher três requisitos básicos, ou seja, ser: radical, rigorosa e de conjunto.
Radical no sentido de buscar a raiz do problema;
Rigorosa quando se faz uso de metodologia científica
De conjunto, pois exige uma visão holística.
O texto O Planejamento do trabalho Pedagógico: Algumas Indagações e Tentativas de resposta define planejamento de ensino como sendo um ato de pensar, de formas radicais, rigorosas e de conjunto, os problemas da educação escolar, no processo ensino-aprendizagem.
Existe uma diferença entre o planejamento de ensino e plano de ensino que embora muitos os tratem da mesma forma, ambos apresentam suas particularidades. O plano de ensino é um documento feito pelos professores, possuindo as suas propostas de trabalho. O plano de ensino e uma arma que o professor tem em suas mãos que o direciona para o preparo das suas aulas.
Sendo ele o professor bem preparado para a ministração da aula, ele pode superar quaisquer limites impostos pelo seu