TRABALHO PSICOLOGIA
A psicologia como ciência e profissão busca facilitar o diálogo, no caso do esporte essa dinâmica se repete, a ciência do esporte compostas por disciplinas fisiologia e biomecânica demonstra temas como motivação, personalidade, agressão e violência, liderança e aborda atuações de profissionais visto que os níveis técnicos estejam cada vez mais equilibrados.
Durante os anos 60 a psicologia do esporte vive uma fase de produção e a relação de nomes como Cratty, Oxendine, Solvenko entre outros. E Organizou a primeira instituição com o objetivo de congregar pessoas interessadas na psicologia do esporte.
Preocupados com distanciamento um grupo de pesquisadores fundou, em 1968 no norte da América a psicologia do esporte, tendo como principal periódico o Journal of Sport and Exercise Psychology, assim, dando surgimento e desenvolvimento de um campo denominado Psicologia do esporte, muito próximo da atividade física e do lazer.
A psicologia do esporte, ainda se utilize desta denominação não é um terreno exclusivo de psicólogos, isso porque a formação dos profissionais não é determinada, aliás, as questões relacionadas ao papel e identidade profissional, tem sido uma das grandes discussões que envolvem o mundo da educação física e esporte na atualidade.
Lesyk aponta que em 1983 o centro olímpico americano indicou três possibilidades de atuações para os profissionais da área: o clínico, profissional capacitado para atuar com atletas e equipes esportiva, em clubes ou seleções, cuja preparação especifica envolve conhecimentos da área de psicologia e do esporte, não bastando apenas a formação em psicologia ou educação física.
O ESPORTE DE RENDIMENTO que busca a otimização da performance numa estrutura formal e institucionalizada.