Relat rio 4
Equilíbrio Térmico
O equilíbrio térmico entre dois corpos em contato entre si só ocorre quando estes atingem a mesma temperatura. Quando estes corpos atingem um equilíbrio térmico com o terceiro corpo, significa que todos estão em equilíbrio térmico entre si. Esta ultima afirmação é conhecida como a “Lei Zero da Termodinâmica”.
O instrumento que serve para medir a quantidade de calor é o calorímetro. Este é constituído por um recipiente onde se coloca água; possui uma tampa que permite fechá-lo perfeitamente; esta isolado termicamente, o melhor possível, do ambiente exterior. Um termômetro, que fica sempre imerso, assinala a temperatura da água contida no calorímetro. Num calorímetro as perdas de calor para o ambiente devem ser minimizadas. Neste sentido as paredes que revestem o calorímetro devem ser isolantes térmicos (paredes adiabáticas). Além disso, um calorímetro pode ser utilizado para determinar o calor específico de uma substância, o calor latente de uma substância, o calor de reação, etc. Sejam estes:
Calor específico (c) é a quantidade de calor que cada grama de uma substância necessita trocar para variar sua temperatura em 1ºC. Quanto menor o calor específico de uma substância, mais facilmente ela pode sofrer variações em sua temperatura. Obs.: O calor específico depende da substância e não da quantidade da mesma. Diferente da capacidade térmica.
Calor latente (L) é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passe do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice versa. Durante a mudança de fase a temperatura da substância não varia, mas seu estado de agregação se modifica. O calor latente pode assumir tanto valores positivos quanto negativos. Se for positivo quer dizer que a substância está recebendo calor, se negativo ela está cedendo calor.
Capacidade térmica (C) ou capacidade calorífica é a grandeza