MITO DA CAVERNA
Faculdade Mineira de Direito
Departamento de Sociologia
A Ideologia Alemã
Adriane Gervásio
Gabriel Sotero
Ester Lima
Lucca Bernard
Gabriel Caetano
Direito – 1° Período/Manhã
Belo Horizonte, MG.
11 de maio de 2015.
1) Qual é a crítica de Marx aos hegelianos? Estabeleça uma relação entre os velhos e os novos hegelianos.
Tanto os velhos quanto os novos hegelianos acreditam que a superestrutura (mundo das ideias jurídicas, políticas, religiosas, etc) determina a infraestrutura (base material sobre a qual todas as demais estruturas se formam -> produção, reprodução e intercâmbio), pensamento esse exatamente oposto a e criticado por Marx. Dentro do pensamento de Hegel, os velhos e os novos hegelianos concordavam na crença do domínio da religião, dos conceitos e do universal no mundo existente, porém divergiam em certo ponto. Os velhos compreendiam tudo e consideravam legítimo o domínio real, enquanto os novos criticavam tudo e julgavam o domínio como usurpado.
2) Explique o que é produção da vida material.
Os homens diferenciam dos animais pela necessidade de produzir seus meios de vida, produzindo indiretamente, sua própria vida material. A produção de vida material é uma maneira dos indivíduos de se manifestarem, mostrarem seu modo de vida, que consequentemente reproduz o que eles são. Dessa maneira o modo como produzem, o que produzem e as condições materiais dessa produção determinam o que são os indivíduos.
3) Como Marx define o poder social?
Marx define poder social como uma força produtiva multiplicada que nasce da cooperação de vários indivíduos exigida pela divisão do trabalho, tendo como características, uma cooperação natural (não é voluntária), uma força estranha externa aos indivíduos (cuja origem e cujo destino ignoram), sem poder de dominação e em processo de desenvolvimento que dirige o querer e agir dos homens.
4) Marx não se preocupa com a natureza individual, pois para ele