Artigo
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a saúde do trabalhador, buscando compreender a respeito das doenças do trabalho, quais são os trabalhadores brasileiros? O tema se torna relevante por considerar que as ações de saúde do trabalhador apresentam dimensões sociais, políticas e técnicas indissociáveis e por doenças do trabalho ser um tema de grande discussão na atualidade. A metodologia utilizada teve uma abordagem a pesquisa bibliográfica. O referencial que serviu de embasamento teórico instalou-se nas ideias de Dias (1994), Laurell e Noriega (1989), Sobrinho(1995) Palavras-chave: Saúde do Trabalhador. Doenças do Trabalho
Introdução
Sabemos que, as ações de saúde do trabalhador apresentam dimensões sociais, políticas e técnicas indissociáveis. Como conseqüência, esse campo de atuação tem interfaces com o sistema produtivo e a geração da riqueza nacional, a formação e preparo da força de trabalho, as questões ambientais e a seguridade social. Sendo assim, o presente estudo sobre doenças do trabalho teve como objetivo discorrer sobre a Saúde do Trabalhador, buscando compreender a respeito das doenças do trabalho, quais são os trabalhadores brasileiros? Como as relações saúde-trabalho determinam um perfil diferenciado de vida? Entre outros.
A metodologia utilizada teve uma abordagem a pesquisa bibliográfica pelo suporte que esta garante para se alcançar êxito ao realizar a pesquisa e como afirma Marconi e Lakatos (1992), “a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas, e imprensa escrita, tendo como finalidade fazer com que o pesquisador entre em contato direto com todo o material escrito sobre o determinado assunto, auxiliando o cientista na análise de suas pesquisas ou na manipulação de suas informações.” sendo considerados como referenciais teóricos: Dias (1994), Laurell e Noriega (1989), Sobrinho (1995).
Desenvolvimento
Considerando