Maquiavel Exerc cio de Politica
1. O que significa dizer que Maquiavel é realista e não idealista?
Maquiavel é realiste, porque propõe estudar a sociedade pela análise da verdade efetiva dos fatos humanos, sem perder-se em vãs especulações.
2. Para Maquiavel a política é uma atividade que se exerce entre os homens, uma atividade mundana. Ao fazer tal afirmação, que concepção política Maquiavel pretende refutar?
Que para se envolver com a política é preciso passar por cima da moral individual e religiosa, porém sem desconsiderar a moral do ato político em si, ou colherá fracasso e será um político incompetente.
3. Maquiavel afirma que para conhecer o que é poder é preciso suportar a ideia da incerteza, da contingência. Por que?
4. Como Maquiavel define política? Quais suas principais características?
Antes de Maquiavel, os tratados sobre política eram todos envoltos em uma moral cristã, sendo a única maneira concebível de se governar propostas por leituras de textos religiosos. Ele rompe com a tradição, separando a moral da política. Se antes o príncipe era um coadjuvante na política frente ao poder do deus cristão, agora o soberano tornou-se atuante sendo quase como uma divisão das ações, o que foi um grande avanço.
5. Discorra acerca da virtú e fortuna, no âmbito dos valores e práticas que devem ser trabalhadas pelo Príncipe.
Virtú pode ser entendido como força, potência, merecimento ou competência de um governante em conquistar ou/e manter o poder fazendo o que for preciso, diante das necessidades, para alcançar um objetivo. Já fortuna pode ser entendida por sorte alguém que por força do acaso (ou de Deus como cita Maquiavel) conquiste o poder ou/e o mantenha graças aos acasos do “destino”.
6. Caracterize os tipos de principados apresentados por Maquiavel, os modos como estes são formados (ou usurpados) e estabeleça uma comparação entre eles.
Principados podem ser hereditários ou novos. Os principados novos podem ser recém-criados ou