Relat Rio 2
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMÇÃO
FÍSICA EXPERIMENTAL I
EXPERIMENTO DE QUEDA LIVRE
Alunos: Eduardo Franke Knebel e Murilo Thurow Machado
Resumo:
Nesse experimento podemos observar a aceleração de um corpo em queda livre, caracterizado pelo MRUV. Para esse experimento utilizamos um conjunto de painel vertical, um corpo esférico que ficava preso ao painel por um eletroímã. Para medir o tempo da queda do corpo utilizamos um cronômetro digital, que possuía um sensor de largada e um sensor fotoelétrico. Depois de realizadas 10 medições, concluímos que aceleração da gravidade variou em cada medição ficando com uma média de 6,27m/s² , devido as adversidades encontradas no ambiente do experimento.
1. Introdução
O movimento de queda livre, como já foi dito, é uma particularidade do movimento uniformemente variado. Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, que é variável para cada ponto da superfície da Terra.
Para esse procedimento ser realizado devemos ter o conhecimento de algumas equações para ter o resultado final desejado. São elas listadas abaixo:
Equação do deslocamento da esfera desde a posição inicial até o sensor fotoelétrico:
Equação da variação de deslocamento com a aceleração da gravidade e tempo de deslocamento:
Com o valor teórico da gravidade em:
2. Procedimento experimental
Para esse experimento disponhamos de um conjunto de painel vertical de altura aproximadamente de 0,8m, do ponto inicial da queda da esfera até o ponto onde estava localizado o sensor fotoelétrico do cronômetro digital. A esfera era presa por eletroímã no topo do painel. Assim quando iniciávamos o cronometro digital a esfera caia, e quando ela cruzava o sensor fotoelétrico na base do painel o cronometro parava. Dessa mesma maneira foi realizado as 10 medições.
3. Resultados
Os resultados das medições realizadas são mostradas na tabela a seguir, que mostra o tempo, altura, aceleração da gravidade em cada experimento, os desvios