Relat rio 2
Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia
Departamento de Física
São Carlos –SP
Experimento 2: A Lei de Ohm – Curvas características de componentes elétricos.
“Física Experimental B – Turma G”
Alunos:
Karinee Trevisan Zaghi R.A.:570397
Luís Carlos Rodrigues R.A.:570427
Thaís Ferreira Silva R.A.:571458
Docente:
Prof. Dra. Simone Souza
São Carlos,
Abril de 2014.
Objetivos
O principal objetivo é validar a Lei de Ohm em três diferentes componentes elétricos através do estudo de seu comportamento resistivo, feito através da análise de gráficos.
Resumo
Nesse experimento avaliou-se o comportamento de três diferentes componentes elétricos (resistor, diodo e lâmpada). Efetuou-se a leitura da corrente em diferentes tensões aplicadas e analisou-se se tal relação era constante ou não. Isso porque quando um componente obedece à lei de Ohm e é dito ôhmico, a resistência é constante, independentemente da intensidade e ou polaridade da diferença de potencial a que é submetido. Nesse caso, os gráficos foram ferramentas bastante úteis para essa determinação, uma vez que, gráficos IxU (corrente x tensão) que se apresentam como uma reta (como é o caso de ambos os resistores de carbono utilizados), possuem a relação U/I igual para todos os pontos do gráfico e componentes cujos gráficos são não lineares apresentam resistência variável de acordo com a tensão aplicada, como é o caso da lâmpada e do diodo.
Materiais Utilizados
Protoboard
Fonte de alimentação de corrente contínua
Multímetro digital (Politerm – VC9802A)
Multímetro digital (HGL Digital Multimeter)
Cabos (tipo banana)
Resistores com código de cores (R1=0,33x103Ω; R2=1,5x106Ω)
Jumpers
Procedimento Experimental
Resistores
Primeiramente selecionaram-se os resistores de resistência nominal pré-determinados e mediu-se a resistência real inserindo-os diretamente no multímetro com o seletor para medição de resistência. Em seguida, montou-se o circuito para R1, no