MOVIMENTOS SOCIAIS
Movimentos reformistas
Os movimentos reformistas surgem quando os indivíduos encontram-se insatisfeitos com os modelos sociais introduzidos numa dada sociedade, por isso organizam-se em grupo para protestarem os seus descontentamentos. Atualmente temos muitas situações que servem de exemplo, como o movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgenero), um movimento que defende o direito da minoria.
Os novos movimentos sociais
Os novos movimentos sociais são movimentos que surgiram no final do século XX e têm na transformação cultural grande parte dos meios e fins de sua ação.
A expressão “novos movimentos sociais” supõe diferenças em relação aos movimentos sociais tradicionais. Em princípio, os movimentos tradicionais se faziam através de uma identidade de classe social, consistindo basicamente como movimentos operário-sindicais, organizados a partir do mundo do trabalho. Essa referência classista dos movimentos sociais tornou-se inadequada na medida em que as posições de classe perderam a estabilidade, com os sujeitos assumindo, ao longo da vida e conforme as circunstâncias, diferentes identidades que já não decorrem apenas das suas relações de produção.
Nos movimentos sociais tradicionais os