Relat Rio 2
Experiência 1:
CuSO4•5H2O(s) ͢ CuSO4 + H2O(v) desidratação
Ao aquecer uma amostra de Sulfato de cobre penta hidratado (CuSO4•5H2O) em um tubo de ensaio, no bico de Bunsen, percebeu-se que houve uma mudança na coloração, de azul para esbranquiçado, devido a desidratação do Sulfato de Cobre. Após o resfriamento do tubo de ensaio com a amostra, acrescentou-se uma gota de água, que verificada, apresentou uma variação de temperatura, esquentando-se, resultando em uma reação exotérmica.
Experimento 2:
NaOH(s) + aq. ͢ NaOH(aq.)
Adicionando em um tubo de ensaio 2 ml de água deionizada, com uma temperatura inicial de 22°C e uma quantidade pequena de Hidróxido de sódio (NaOH), observou-se uma temperatura final de 42°C, sendo assim, sua variação de temperatura foi de 20°C. Concluiu-se então que houve uma reação exotérmica.
Experimento 3:
NH4NO3(s) + aq. ͢ NH4NO3(aq.)
Em um tubo de ensaio foi adicionado 2 ml de água com temperatura ambiente de 21°C e em seguida acrescentou-se uma pitada de Nitrato de amônio (NH4NO3). Observou-se que após a dissolução completa do Nitrato de amônio, houve uma diminuição da temperatura para 16°C. Deste modo, a reação é endotérmica.
Experimento 4:
HCl(aq.) + NaOH(aq.) ͢ NaCl(aq.) + H2O(l)
Em um tubo de ensaio, foi adicionado 1 ml de solução de Ácido clorídrico (HCl), com temperatura de 22°C. Em outro tubo de ensaio foi adicionado 1 ml de solução de Hidróxido de Sódio (NaOH), com temperatura de 21°C. Após misturar as duas soluções em um único tubo de ensaio, foi verificada o aumento da temperatura para 26°C. Concluiu-se que a reação é exotérmica.
DISCUSSÃO
As reações ocorridas nos experimentos feitos em laboratório liberaram ou absorveram energia, pois ocorreu formação ou quebra das ligações das reações, estas quais envolvem interação da energia com a matéria. Esses processos podem ser divididos em exotérmicos ou endortérmicos.
Os processos dos quais ocorrem com liberação de energia na forma de calor, são chamados de reações