questionario acne
A acne é uma doença extremamente comum, afetando quase 80% de adolescentes e adultos jovens entre 11 e 30 anos. Alguns casos requerem atenção e tratamento por tempo prolongado para evitar a evolução para formas graves da acne com cicatrizes permanentes. Atualmente, entende-se a acne como doença crônica e não apenas uma doença auto limitada da adolescência.
Questionário
1. Descreva o processo de formação da acne.
R: A acne começa na adolescência e se resolve em média na 2ª década da vida, a genética é uma das evoluções da acne. A formação envolve quatro fatores: hipersecreção sebácea onde o processo se inicia, por efeito hormonal, o sebo é retirado da glândula em virtude da destruição, formando-se os comedões. Hiperqueratização folicular: Os folículos envolvidos com o aparecimento da acne apresentam queratinização alterada com corneócitos mais coesos. Dificultando a saída do sebo. Colonização bacteriana infundibular: presença de microrganismo que contribui para formação da acne. Bactéria Propionibacterium acnes. Inflamação folicular: substâncias produzidas pelo Propionibacterium acnes, que se difundem no folículo.
2. Sabemos que a acne pode ser classificada de acordo com algumas características. Explique esta classificação com suas respectivas manifestações clinicas.
R: A acne é classificada como acne não-inflamatória quando apresenta somente comedões, e acne inflamatória. Elas se subdividem em comedões, pápulas, pústulas, cistos e nódulos que são as lesões mais graves. Conforme intensidade e características a acne pode ser classificada em graus.
Grau I: são os comedões abertos e fechados, que é a forma mais leve da acne.
Grau II: são as acnes pápulo-pustulosas. Apresenta o grau I mais inflamação purulenta.
Grau III: apresenta acne nodular e cística, com intensa inflamação. Caso mais grave.
Grau IV: acne severa, que é a soma de todos os graus com cicatrizes mais profundas. Nesse caso apresenta graves lesões e é indispensável à procura de um