RELAT RIO 1 Atps
Introdução
O gerenciamento de projetos possui alguns conceitos bastante importantes para que possamos ter um bom entendimento da área. Saber as diferenças entre projetos e operações e como eles podem estar relacionados a programas e portfólios, o que são processos e como eles estão incluídos no gerenciamento de projetos, além de saber qual é o papel do gerente de projetos torna-se crucial para aqueles que querem começar a entender a área de gerenciamento de projetos.
Passos 1 e 2
CARACTERÍSTICAS:
a) Dos Projetos Contemporâneos;
O cenário contemporâneo tem mostrado que as organizações estão cada vez mais se sobressaindo às demais por aquilo que fazem de melhor, sendo o fator responsável por esta diferenciação o nível de conhecimento que estas organizações detém em relação às demais.
b) De Projetos e de Processos;
Características de um projeto:
Temporário
Gera resultado único
Elaborado progressivamente
Para iniciar um projeto precisamos saber diferenciar o mesmo de outros projetos já realizados. Criar um software para uma empresa X, será diferente de criar um software para empresa Y, mesmo que tenham objetivos semelhantes. Após iniciar um projeto, devemos finalizá-lo quando concluirmos nosso objetivo ou quando este precisar ser interrompido, um projeto nunca será contínuo.
Características de um processo:
Contínuo
Gera resultados padronizados
Fortemente definido
A saída de um processo geralmente é a entrada para outro. Dentro de cada processo, as ferramentas e técnicas utilizadas orientam e influenciam sua saída. Uma saída com falhas pode comprometer na entrada de processos dependentes.
c) De um Gerente de Projetos;
A posição de um gestor de projetos dentro de organização é bastante estratégica. Seu principal papel é o de gerenciar o capital humano da organização, de forma que todos os esforços sejam devidamente