trabalho de hist ria
O sistema capitalista tem uma grande capacidade de geração de riquezas, embora seja de forma desigual, pois apenas uma restrita parcela da população mundial detém a maioria das mesmas. Apesar das várias contribuições econômicas, tecnológicas, e de conforto que o capitalismo proporcionou, este também produz diversos aspectos negativos na sociedade. Os grandes problemas do capitalismo relacionam-se com a busca excessiva por lucro, disputa por matérias-primas e recursos naturais, bem como o incremento da individualidade. Entende-se que a procura pela acumulação de bens faz com que existam uma maior tendência à concentração de renda e, consequentemente, uma menor democracia no âmbito da economia e da sociedade. Além disso, a busca pelo lucro estaria no âmago do crescimento do individualismo e da busca de meios ilícitos para o enriquecimento, como o roubo e a corrupção.
A busca por matérias-primas é muito grande, então aumenta a exploração dos recursos naturais, pois com o capitalismo, vem o consumismo e a necessidade de fabricação de outros produtos. Ressalta-se que a ideia consumista não vem somente da vontade do cidadão de adquirir mais produtos, mas das lógicas de obsolescência programada e da fetichização das mercadorias que ampliam o nível de consumo para além do necessário. Grupos ambientalistas, por exemplo, criticam essa lógica por considerá-la danosa ao meio ambiente.
Baseando-se no entendimento que Karl Marx pensa sobre o capitalismo, toda sociedade se estrutura a partir do modo como os homens se organizam para produzir socialmente seus bens. As relações de produção na sociedade industrial moderna opunham homens que detinham os meios de produção (a burguesia, os capitalistas) a homens que, sendo desses meios destituídos, possuíam apenas a sua força de trabalho (o proletariado, os trabalhadores). Para sobreviver, o proletariado deveria vender sua força de trabalho ao capitalista. Sendo o objetivo do capitalista acumular capital, ele o